O grupo Litoralbus marcou presença em um dos maiores eventos relacionados à mobilidade e transporte público da América Latina, a Etransport e FetransRio.
Nossa presença foi no dia 24, segundo dia do evento, que acontecia no RioCentro, Rio de Janeiro. Iniciamos participando do congresso da 11° Etransport, com o tema "Como transformar a mobilidade das cidades a curto prazo", contendo 3 palestras.
A primeira com Pedro Junqueira, Chefe Executivo de Resiliência e Operações do Centro de Operações (COR-Rio), representando a Prefeitura do Rio de Janeiro, falando sobre a transformação da cidade do Rio devido aos jogos olímpicos - mudanças e legado.
Na segunda palestra, Ana Odila de Paiva Souza, Diretora de Planejamento de Transportes da SPTRANS, representando a Prefeitura de São Paulo, deu uma aula sobre planejamento infraestrutura viária para permitir a agilidade do transporte com o tema "O novo cenário da cidade de São Paulo com a ampliação das faixas exclusivas".
A última palestra foi com Clarisse Linke, Diretova Executiva do ITDP Brasil, falando sobre como ações de planejamento transformam a cidade.
O primeiro painel do congresso encerrou próximo das 12h. De lá, seguimos para a 11° FetransRio, feira relacionada à produtos e soluções para empresas de ônibus.
Começando pela CAIO Induscar, a empresa colocou em exposição dois modelos, o Apache VIP IV, da empresa Araçatuba e Niterói, e o seu lançamento: novo Millennium BRT reestilizado.
Ao lado, a montadora Marcopolo mostrava na feira seu primeiro rodoviário de 15 metros para o mercado interno. Com carroceria Paradiso G7 1800 DD e chassi Volvo B450R, a Marcopolo surpreendeu com a imponencia do veículo, que segundo represetantes da marca, veio para "pagar o preço", devido ao aumento do número de gratuidades no transporte rodoviário.
A empresa também colocou em exposição o modelo Torino, da empresa Transportes Estrela, do Rio de Janeiro.
Querendo concorrer mais fortemente no mercado, a Comil apresentou na feira o seu novo Campione Invictus DD. A montadora está em processo de recuperação judicial.
A Volvo colocou seu novo chassi Artic 300, de 30 metros de comprimento para veícuos articulados. Junto, um Mega BRT 2016 com o chassi Artic 210, com 22 metros de comprimento.
A Mercedes-Benz expôs seus chassis OF-1721L, O-500MDA, O-500U, O-500RSDD e O-500R. A Mascarello um Gran Via OF-1721 Euro III, para exportação, com a frase "Fabricado no Brasil, exportado para o mundo". Já a Volkswagen, levou seus modelos 17.260 ODS, 17.230 ODS, 18.280 OTS e a novidade, 9.160 ODS. Todos contém suspensão a ar. A chinesa BYD levou seus elétricos padrão SPTrans e mostrou seu novo chassi elétrico para encarroçamento.
Fotos: Caio Luiz e José Orestes
A Ética em Primeiro Lugar!
Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitado
Os Direitos Autorais Fotográficos de Seus Autores
Postagem de Caio Luiz
(Equipe Litoralbus)