As obras do primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai modernizar o transporte público da região, tiveram início na manha do
dia 29 de maio de 2013, na avenida Conselheiro Nébias.
O trecho inicial, entre Barreiros (São Vicente) e a Conselheiro Nébias
(Santos) tem 9,5 km e será servido por um terminal (Barreiros), uma
estação de transferência (Centro de São Vicente), um pátio de apoio do
VLT e 11 estações de embarque/desembarque (seis em São Vicente e
cinco em Santos). A previsão é que as obras sejam finalizadas em junho
de 2014.
dia 29 de maio de 2013, na avenida Conselheiro Nébias.
O trecho inicial, entre Barreiros (São Vicente) e a Conselheiro Nébias
(Santos) tem 9,5 km e será servido por um terminal (Barreiros), uma
estação de transferência (Centro de São Vicente), um pátio de apoio do
VLT e 11 estações de embarque/desembarque (seis em São Vicente e
cinco em Santos). A previsão é que as obras sejam finalizadas em junho
de 2014.
Características do VLT
O VLT da Baixada Santista apresenta características inéditas no mercado
brasileiro: é o primeiro com tração elétrica, piso 100% baixo – ao nível do
chão, facilitando o deslocamento de pessoas com dificuldades de
locomoção – e é o único a operar com capacidade para 400 passageiros
em cada composição. Cada composição terá 7 (sete trens).
O VLT da Baixada Santista apresenta características inéditas no mercado
brasileiro: é o primeiro com tração elétrica, piso 100% baixo – ao nível do
chão, facilitando o deslocamento de pessoas com dificuldades de
locomoção – e é o único a operar com capacidade para 400 passageiros
em cada composição. Cada composição terá 7 (sete trens).
São veículos com janelas amplas, ar condicionado, luminárias de led
(sistema que converte mais de 80% da energia em luz), espaço para
cadeirantes e obesos e portas de plataforma, instaladas nas plataformas
de embarque e que abrem de maneira sincronizada com as portas dos
VLTs.
Foram adquiridos 22 veículos. Características: 2,65m de largura por 44m
de comprimento; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h).
O cronograma de entrega prevê que o 1º Veículo deve ser entregue em
junho de 2014. A entrega de todas as composições deve ser concluída
até maio de 2015.
(sistema que converte mais de 80% da energia em luz), espaço para
cadeirantes e obesos e portas de plataforma, instaladas nas plataformas
de embarque e que abrem de maneira sincronizada com as portas dos
VLTs.
Foram adquiridos 22 veículos. Características: 2,65m de largura por 44m
de comprimento; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h).
O cronograma de entrega prevê que o 1º Veículo deve ser entregue em
junho de 2014. A entrega de todas as composições deve ser concluída
até maio de 2015.
Segunda etapa terá 7,1 km
O segundo trecho do VLT, que compreende Porto-Conselheiro Nébias-
Valongo, terá dois terminais (Porto e Valongo), uma Estação de
Transferência (Conselheiro Nébias), pátio de manobras no Porto e 14
estações de embarque e desembarque.
Com 5,6 km e mais a extensão de 1,5 km entre a Estação Conselheiro
Nébias e o porto, o trecho encontra-se em fase de licenciamento
ambiental. As obras serão iniciadas assim que essa documentação for
obtida junto ao IPHAN (instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional) e à Cetesb.
Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
O segundo trecho do VLT, que compreende Porto-Conselheiro Nébias-
Valongo, terá dois terminais (Porto e Valongo), uma Estação de
Transferência (Conselheiro Nébias), pátio de manobras no Porto e 14
estações de embarque e desembarque.
Com 5,6 km e mais a extensão de 1,5 km entre a Estação Conselheiro
Nébias e o porto, o trecho encontra-se em fase de licenciamento
ambiental. As obras serão iniciadas assim que essa documentação for
obtida junto ao IPHAN (instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional) e à Cetesb.
Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)
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