Carroceria: Caio Vitoria
Empresa: Viação Guarujá
Foto(s): Recorte de Jornal
A notícia:
Wave Bus
FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos
O Guarujá (litoral de SP) terá, a partir de 12 de dezembro de 1998, uma linha de ônibus especialmente destinada a surfistas e banhistas.
Intitulado "wave bus" (ônibus da onda), o ônibus terá capacidade para 44 passageiros e compartimentos para transportar pranchas, cadeiras e
guarda-sóis.
Os bancos terão assentos impermeáveis, que permitirão aos passageiros utilizá-los mesmo com a roupa molhada.
"O objetivo do serviço é atender aqueles que são os amadores do surfe, um público que estava fora do sistema. A empresa vê isso como um nicho de mercado", afirmou José Roberto Sobral, diretor administrativo da Viação Guarujá, que explora o serviço de transporte público na cidade.
Segundo o presidente da Associação de Surfe do Guarujá, Ricardo Simonian Rodrigues Valente, 40, há cerca de 5.000 praticantes do esporte na cidade.
Para ele, a criação da nova linha de ônibus permitirá reduzir a quantidade de acidentes envolvendo surfistas nas ruas da cidade.
Como não podem entrar com pranchas nos ônibus convencionais, os surfistas vão para as praias a pé, de carona ou de bicicleta. "De bicicleta, ele não tem equilíbrio porque fica com a mão esquerda no guidão e com a direita carrega a prancha", afirmou.
A linha do "wave bus" contará inicialmente com um único veículo, que circulará das 7h às 19h. A passagem custará R$ 1, mesmo preço das demais linhas.
O percurso inclui a praça 14 Bis (distrito de Vicente de Carvalho), a estação de travessia de balsas Santos-Guarujá e as praias do Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Pernambuco, em trajetos de 26 km (ida) e 28 km (volta).
Segundo Sobral, serão afixados nos pontos de ônibus os horários em que o "wave bus" passará em cada ponto.
A pintura externa não terá a mesma padronagem dos demais ônibus municipais. O "wave bus" será identificado por motivos relacionados ao surfe e, na lateral, a foto de um jovem surfando.
O ônibus terá um aparelho de TV que mostrará vídeos de surfe e mensagens ambientalistas. A adaptação do interior do veículo custou R$ 40 mil à empresa.
A capacidade do ônibus é para 44 pessoas sentadas. "Se nós percebermos que muita gente está ficando em pé, colocaremos outro ônibus na linha", afirmou Sobral.
A inauguração amanhã coincidirá com o início da última etapa do Circuito Guarujaense de Surfe, na praia do Tombo.
A Ética em Primeiro Lugar!
Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitado
Os Direitos Autorais Fotográficos de Seus Autores
Postagem de João Manoel da Silva
(Equipe Litoralbus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.